19 de setembro de 2012

{Receita} Cupcakes com gotas de chocolate



Hello! I’m back! :]

Noooossa... fiquei devendo as receitas dos cupcakes do niver da minha irmã não foi? Pois é... eu estava sem tempo de passar a limpo, mas como sei que tem gente esperando ansiosa essas receitas, assim que arrumei um tempinho vim aqui correndo postar! :P
Aviso de antemão que cupcakes são deliciosos mini bolinhos que servem como ótimos substitutos para o bolo tradicional ou como lembrancinhas em eventos. No entanto/todavia/entretantoooooo... não vou mentir e dizer que eles não dão trabalho. Dão trabalho sim! A massa em si não tanto, mas dividir a massa nas forminhas, retirar todas, rechear e cobrir um por um cupcake... affy! Depois que termino de fazer uma fornada inteira de cupcake estou morta, massss... realizada! Eles ficam lindos e gostosos, quem não ligar para o trabalho vale a pena testar em casa! Aviso dado, vamos seguir! hehehe
Recapitulando o post anterior - no niver da minha irmã eu fiz 3 receitas diferentes de cupcakes:
a) Cupcake de massa branca e gotas de chocolate coberto de brigadeiro
b) Cupcake de chocolate com massa amanteigada, recheio de brigadeiro e cobertura de leite moça cremoso
c) Cupcake de chocolate com massa extrachocolate, recheio de leite moça sabor chocolate cremoso e cobertura de brigadeiro


Aos poucos, vou postando aqui as receitas, comentários do passo a passo e dicas sobre coberturas e utensílios.
Hoje eu vou ensinar a fazer a massa do cupcake de gotas de chocolate.
Segredinho! Na minha cidade, algumas lojas especializadas em produtos de confeitaria e artigos para festa costumam oferecer diversos cursos e aulas de culinária, ensinando sobre uma infinidade de receitas e dando dicas principalmente para quem quer fazer para vender. Muitas pessoas vão lá aprender receitas para vender (e eu vou lá aprender para fazer e comer! hehehe). Pois bem... peguei essa receita de cupcake numa dessas aulas. Digo logo que alguns dos cupcakes vendidos por ai usam essa receita como base (e só modificam pouca coisa), então... para quem gosta de cupcake e costuma comprar, vale a pena anotar essa receita e testar em casa!
Vamos deixar de blá-blá-blá e passar para a receita!

~/~ 

INGREDIENTES

* 3 xícaras de farinha de trigo com fermento
* 1 xícara (chá) de açúcar
* 200 gramas de manteiga
* 2 ovos
* 1 copo de iorgute natural (1 potinho de 170g)
* 1 xícara de leite condensado (1 lata)
* 2 xícaras de gotas de chocolate
MODO DE PREPARO

- Bata na batedeira a manteiga com o açúcar até ficar um creme claro.
- Adicione os ovos, um a um, e bata mais um pouco.
- Tire da batedeira, coloque a farinha de trigo peneirada e vá alternando com o leite condensado e o iorgute.
- Por último, acrescente as gotas de chocolate.
- Pré-aqueça o forno por uns 15 minutos. Encha as forminhas de papel um pouco acima da metade (3/4) e leve para assar por aproximadamente 15 a 20 minutos (ou até passar no teste do palito).
~/~

PREPARO (passo a passo com foto e comentários)



{Atenção!}
Primeira dica: é preciso usar os ingredientes sempre em temperatura ambiente! Os especialistas em bolos afirmam que utilizar os ingredientes na temperatura ambiente é um passo importante para fazer um bolo perfeito. Assim, antes de iniciar sua receita, retire os ingredientes que ficam na geladeira e deixem que cheguem na temperatura ambiente (principalmente a manteiga e os ovos).
#1. Bata na batedeira a manteiga (200 gramas) com o açúcar (1 xícara de chá)  até ficar um creme claro.
{Comentários}
- Tem que ser manteiga, não substitua por margarina. Como a receita não especifica, pode ser a manteiga normal - com sal (só uso a manteiga sem sal quando a receita pede).
- Açúcar: eu usei o refinado mesmo.
- Quando se está trabalhando com massa amanteigada, quanto mais se bater o açúcar com a manteiga melhor será o resultado final, deixando a massa mais fofa. Então, deixe esta mistura bater por no mínimo 5 minutos na batedeira, até que fique uma pasta bem cremosa. Eu costumo deixar uns 10 minutos batendo.




#2. Adicione os ovos (2 ovos inteiros), um a um, e bata mais um pouco.
{Comentários}
- Lembre que todos os ingredientes devem estar em temperatura ambiente, inclusive os ovos.
- Costumo deixar batendo mais uns 5 minutos, no máximo.



#3. Tire da batedeira, coloque a farinha de trigo peneirada (3 xícaras de farinha de trigo com fermento) e vá alternando com o leite condensado (1 lata) e o iorgute (1 potinho de 170g).
{Comentários}
- A mistura de manteiga, açúcar e ovos deve ser feita na batedeira. O restante dos ingredientes mistura-se manualmente (tire da batedeira e misture com um fuê).
- Essa receita é muito versátil! Você pode fazer várias alterações nela e ter como resultado sabores de cupcakes dos mais variados. Eu fiz o de massa branca com gotas de chocolate, mas você pode fazer também o de chocolate (até o de chocolate com gotas de chocolate – hummm).
- Se quiser fazer cupcake de chocolate em vez do com gotas de chocolate é só acrescentar nessa etapa da receita uma xícara de chocolate em pó. Atenção: a massa do cupcake de chocolate tem que ficar mais mole (acrescente um pouco mais de leite condensado ou iorgute).
- Além disso, você pode fazer cupcake com sabor de fruta, basta substituir o iorgute natural por suco de fruta concentrado. As outras variações da receita (cupcake de chocolate e cupcake de gotas de chocolate) eu já testei aqui em casa, falta só testar essa da fruta. Qualquer dia desse eu testo aqui e conto se prestou, ok?
- Atenção! Essa receita de cupcake usa farinha de trigo COM fermento (diferente da receita dos outros que ensinarei depois) – Cuidado para não confundir!
- Esse copo de iorgute natural você acha facilmente na sessão de iorgutes em qualquer supermercado. Ele vem num potinho de 170 gramas. É o iorgute natural, sem ser sabor de morango ou etc.
- Sim... quando misturar tudo, a massa ficará bem pesada! É assim mesmo!






#4. Por último, acrescente as gotas de chocolate (2 xícaras de gotas de chocolate).
{Comentários}
- Quanto as gotas de chocolate, a receita original mandava colocar apenas 1 xícara, mas acho que fica a gosto do freguês mesmo. Eu acrescentei 2 xícaras (só porque eu amo gotas de chocolate - kkk).
- Eu compro as gotas de chocolate em lojas especializadas em produtos de confeitaria (vem num saco enorme, dá para váááárias receitas!). Já andei procurando esse produto nos supermercados da minha cidade e nunca achei. Confesso que nunca testei essa receita com chocolate em barra picado (em substituição as gotas), não sei se presta. Quem não achar as gotas de chocolate para comprar e tiver a coragem de testar me avisa se prestou? :P
- Outro detalhe importante: deixe as gotas de chocolate no freezer por alguns minutos antes de as colocarem na massa. Uma vez eu fiz uma receita com as gotas de chocolate (sem elas estarem geladas) e todas elas simplesmente desceram e ficaram no fundo da forminha, um desastre! Ai aprendi esse “truque” de apenas as colocarem geladas na massa. Agora, antes de começar a preparar a receita, coloco elas no freezer esfriando um pouco e só retiro na hora de colocar na massa.




#5. Pré-aqueça o forno por uns 15 minutos. Encha as forminhas de papel um pouco acima da metade (3/4) e leve para assar por aproximadamente 15 a 20 minutos (ou até passar no teste do palito).
{Comentários}
- Cuidado: alguns erros eu cometi nessa fornada de cupcakes, mas agente aprende muito com os erros não é mesmo?! :]
a) Massa branca e de baunilha não deve ser deixada muito tempo no forno. Eu acabei deixando dourar um pouco mais em cima e o resultado foi a massa um pouco mais seca. Assim, se fizer o teste do palito e ele sair limpo (mesmo que não esteja muito dourado), retire do forno, senão a massa fica seca demais.
b) Na primeira fornada de cupcakes eu acabei enchendo apenas metade das forminhas [segunda e terceira foto]. Resultado: elas cresceram, mas não ficaram tão bonitinhas na forma de papel (ficou sobrando papel). Eu particularmente gosto quando os cupcakes ficam na medida certa da forma de papel, acho lindo. Então, se quiserem que fique assim, encham ¾ da forma mais ou menos [quarta e quinta foto].





Hum... olha como ficaram lindos os cupcakes! :]



{Essa receita rendeu 25 cupcakes grandes!}
Como essa postagem já está enorme, depois eu posto a receita da cobertura e aproveito para ensinar como rechear e cobrir, além de dicas sobre as forminhas de papel e alumínio. Aguardem! :*
Espero que tenham gostado!
Por hoje é só! :P
(Gostou?)
Curte ai a página do Diário De Uma Gulosa no Facebook!
Bye :*

3 comentários:

  1. Amei esse blog... como dizes em teu perfil: a ideia não é original... porém, teus textos são super bem explicados e com fotos do passo-a-passo.
    Parabéns! Teu blog é ótimo!!!

    ResponderExcluir