29 de julho de 2012

{Receita} Bolo Invertido de Banana


Banana... Banana... Banana...
Aqui em casa sempre tem banana, mas confesso que não sou uma grande fã da fruta. Descascar uma banana e comer ela assim por si só não é o meu forte, mas esse bolo de banana aí me conquistou de verdade.
Um dia, deparei-me com algumas bananas que já estavam bem maduras e que, se alguém não fizesse nada de bom com elas, iriam acabar na lixeira com certeza. Resolvi vasculhar na internet uma receita de bolo de banana e encontrei esta receita num site que eu adoro Panelaterapia (super recomendo!). Para falar a verdade, depois que fiz essa receita percebi que ela é bem a minha cara: bolo fofinho e com bastante caramelo (hum!). Digo logo, esta receita é super fácil e já entrou para o meu caderninho de receitas. 
Testem ai e me contem o que acharam!
Então vamos a receita! :*  

~/~


INGREDIENTES (da massa)

* 2 ovos
* 2 xícaras de açúcar
* 3 colheres (sopa) de óleo
* 2/3 xícara de leite morno
* 2 xícaras de farinha
* 1 colher (sopa) de fermento em pó
* ½ colher (chá) de canela em pó
* ½ banana amassada


MODO DE PREPARO (Passo a passo - com foto!)

#1. O primeiro passo dessa receita é preparar um CARAMELO. (Atenção! Sobre a quantidade de açúcar, água e bananas utilizadas nesse passo da receita, leia as anotações abaixo).
Leve o açúcar ao fogo e, em fogo baixo, espere ele derreter. Em seguida, jogue a água fervente (cuidado porque nessa hora espirra!) e vá misturando até formar uma calda homogênea. Cubra toda a forma com essa calda (também as laterais) e vá “colando” as bananas cortadas em tiras. Reserve um pouco enquanto você bate a massa do bolo.
{Dicas!}
- Detalhe básico: a receita original do site foi feita numa forma de bolo inglês (bem menor do que a minha) e só usava 3 colheres de sopa de açúcar com 3 colheres de água fervente. Como eu sou exagerada, achei que era pouco (até porque eu sempre gosto de usar uma forma grandona para deixar o bolo mais baixo e mais recheado) e usei 2 xícaras de açúcar. Aprendi a lição: é muito! Hehehe Um é pouco e o outro é demais. Na próxima vez que for fazer a receita eu usarei a medida de 1 xícara de açúcar e ½ xícara de água bem quente e acho que ficará perfeita! Qualquer coisa aviso a vocês, mas fiquem atentas a esta questão da calda.
- Igual a calda de pudim, você pode escolher entre fazer a calda numa panela a parte e depois jogar na forma que vai ao forno, ou você pode fazer diretamente nela. Confesso que me queimo toda que se for fazer o caramelo na própria assadeira. Então, eu prefiro a primeira opção: faço em uma panela normal (mais fácil de manusear) e depois de pronta jogo a calda na forma de bolo e vou espalhando com uma colher. Mas escolham a preferência de vocês ai!
- Se ainda ficarem alguns “gruminhos” de açúcar não se preocupe, quando a calda for ao forno eles vão desaparecer.
- Quanto a quantidade de bananas usadas, é preciso mais uma observação. A quantidade de bananas depende do tamanho da forma que vai ser utilizada. Eu sinceramente não lembro quantas bananas usei para forrar a assadeira. Na verdade, faltou banana! Devia ter colocado banana também nas laterais da forma, mas eu só não coloquei porque as minhas bananas acabaram! hehehe. Não esqueça que as bananas devem estar bem maduras! :*




#2. O segundo passo é preparar a massa do bolo. Na batedeira, bata os ovos (2 ovos) e o açúcar (2 xícaras) por uns 5 minutos. Depois acrescente o óleo (3 colheres de sopa) e bata mais um pouco. Ainda batendo, junte alternadamente o leite morno (2/3 de xícara) e a farinha (2 xícaras).  Coloque também meia banana amassada e bata. Por fim, coloque o fermento em pó (1 colher de sopa) e a canela (1/2 colher de chá), misture bem. Coloque por cima das bananas e leve para assar em forno médio, até dourar e passar no teste do palito.
{Dicas!}
- Observe que a forma do bolo não é untada do jeito tradicional. O que “unta” a assadeira é a calda (e nada mais!).
- Na receita do site, essa meia banana que foi utilizada na massa foi o que sobrou das bananas que usaram para forrar a forma. No meu caso, não sobrou banana nenhuma (faltou inclusive!), mas mesmo assim eu separei meia banana para utilizar na massa, para manter a essência do bolo.



# Esse bolo deve ser desenformado ainda quente. Tire do forno, espere uns 5 minutos só para não queimar a mão e desenforme (sai com facilidade).
{Menina do céu, o cheiro desse bolo depois de desenformado incendiou a casa que ninguém aguentou esperar esfriar, comemos ainda morninho, que delícia!}








Por hoje é só pessoal!

(Gostou?)
Curte ai a página do Diário De Uma Gulosa no Facebook!
Bye :*

Um comentário: